Quando pensar em decorar sua casa, você precisa saber quanto pode dispor de tempo e dinheiro para isso, pois as escolhas dos itens de decoração normalmente são feitas em relação a esses fatores. É bastante comum que ocorram atrasos e imprevistos, assim como a necessidade de mais dinheiro do que o calculado.
A seguir veja alguns passos para um bom Planejamento e Execução do seu Projeto.
Planejando seus gastos
Com base nas suas pesquisas e informações, faça uma planilha ou uma lista com todos os materiais (pisos, móveis, tintas, tecidos, persianas, almofadas, sofá, objetos, e etc.). Mão de obra (pintor, eletricista, estofador, marceneiro, transporte, marido de aluguel e etc.).
Dica - para ficar mais fácil, faça essa lista por assunto ex: acabamento/pintura e por cômodo – o que será feito e trocado em cada um desses ambientes;
Exemplo de planilha para planejamento de gastos e orçamentos durante a reforma/decoração.
Defina quanto você está disposta ou pode gastar no seu projeto, não se preocupe em projetar a casa de uma só vez, caso não possa, vá fazendo cômodo a cômodo, se esse for o caso defina por ordem de importância para cada cômodo e vai fazendo conforme seu tempo e seu orçamento;
Caso orçamento esteja apertado, invista em soluções mais baratas, faça o que você planejou, buscando opções que farão diferença e custam menos. Como por exemplo se o papel de parede for muito caro, utilize kit de adesivos, se não der para comprar aquele sofá, cheio de estilo uma boa reforma pode fazer a diferença e trazer um efeito muito interessante;
Compre aos poucos, começando pelos itens maiores do ambiente que você decidiu começar, por ordem de importância e/ou de todos que você decidiu fazer conforme seu orçamento. Caso você decida renovar mais de um cômodo e, para isso, precisar envolver mão de obra de pedreiro, pintor e etc., ou qualquer atividade que envolva muita sujeira, é mais econômico fazer pelo menos essa parte estrutural de uma só vez.
Plano de Ação/ Executar
Depois de ter definido seu objetivo e seguido os passos anteriores é hora de colocar a mão na massa. Transforme a lista de materiais e mão de obra em um plano de ação.
Detalhe tudo que você precisar fazer para que o projeto saia do papel e a transformação aconteça, incluindo os responsáveis, prazos, custos e como monitorar essas entregas e isso requer muita organização por isso essa lista irá te ajudar a entender a dimensão física e financeira do projeto.
Defina sempre as etapas e a ordem em que quer as coisas sejam realizadas. Isso evita estresse e problemas estruturais que podem gerar mais tempo, mais dinheiro, menos qualidade de vida e confusão, o que dificulta ainda mais a administração da sua casa.
Exemplo de cronograma/guia para auxilio na reforma/decoração.
Comece pelas ações que dão mais trabalho e/ou fazem mais sujeira, por exemplo, troca de forro e piso. E deixe por último as ações menos problemáticas, como colocação de cortinas e etc.
Tenha em mente, principalmente, o que realmente deve ser feito em sua casa quais os objetivos e necessidades a serem atendidos e respeite sempre o limite do seu bolso e do seu planejamento.
E então já começou o planejamento para decoração do seu ambiente? Deixa aqui nos comentários!
Veja também-
Abraços e Obrigada pela visita!
Comments