A harmonização de um ambiente depende de uma série de fatores como formas, texturas, distribuição etc. Dentre esses elementos, destaca-se principalmente a iluminação de um cômodo, pois ela garante aconchego e harmonia ao ambiente.
Conheça aqui os tipos de lâmpadas e seus efeitos
A iluminação dá forma a um lugar, destaca um mobiliário ou um canto do cômodo, atrai e conduz a atenção para um objeto, amplia ou diminui um espaço etc. Além disso, a iluminação afeta diretamente como nos sentimos em um determinado ambiente, por isso ela é tão importante para a sensação de harmonia e bem-estar na casa, tendo o mesmo peso que o mobiliário.
Ela pode ser natural ou artificial, e para cada tipo de iluminação haverá uma solução ideal, bem como escolha de cores e posição do mobiliário. É importante pensar em quais são os horários que o cômodo recebe maior iluminação natural, pois ela será decisiva para a escolha da paleta de cores e do tipo de luz artificial que ocupará o ambiente.
Se o cômodo, por exemplo, recebe mais luz durante a tarde, é melhor evitar cores com tons vermelhos, laranjas ou amarelos. Já a cor branca, por exemplo, valoriza a iluminação natural. Se, entretanto, o ambiente não receber muita iluminação natural, é preciso investir na paleta de cores e também na iluminação artificial. Esse tipo de iluminação pode ser dividida em diversas partes, conforme a seguir.
1 - Iluminação Pontual
Iluminação pontual, como o próprio nome sugere, é o tipo de iluminação que atende a uma área específica, deixando os outros espaços do ambiente na sombra. Como exemplo, uma poltrona para leitura com uma luminária, ou uma mesa de trabalho com pendente iluminando apenas a área que se deseja destacar.
2 - Iluminação do Ambiente
É a iluminação mais tradicional, aquela que atende um ambiente em todo o seu espaço. Pode ser um único ponto como a iluminação de uma cozinha ou vários pontos como em uma sala que possua a iluminação central e vários pontos como spots dentro de sancas de gesso. Isso proporciona uma sensação de conforto e redução de gasto de energia, uma vez que você pode optar pela área a ser iluminada.
3 - Iluminação Cinética
Também conhecida como luzes vivas, é uma iluminação mais calorosa e que transmite uma sensação de movimento, trazendo mais vivacidade que as demais formas de iluminação. Como exemplo, podemos citar a iluminação de velas, fogueira, lareira, entre outras.
4- Iluminação Decorativa
É o tipo de iluminação que permite destacar no ambiente um objeto decorativo, levando-se em conta que a própria iluminação pode ser um objeto de decoração. Esse tipo de iluminação tem o poder de gerar efeitos como modelagem de volumes e sombras, o que permite criar uma decoração agradável e aconchegante.
Uma iluminação bem aplicada garante ao ambiente um visual lindo e elegante!
Além da iluminação do ambiente vocês utilizam mais alguma??
Deixe nos comentários
Veja também
10 modelos de luminária de mesa para você se inspirar
E como economizar energia com lâmpadas dimirizaveis
Abraços e Obrigada pela visita!
Comentários